quinta-feira, 15 de março de 2012

Cozinhas - um pouco da sua história

A cozinha era um ambiente restrito a funcionários ou serviçais da casa, ali se estabeleciam as cozinheiras que comandavam todo processo de fabricação  de alimentos a serem servidos aos patrões e seus nobres convidados.








As cozinhas eram externas ou anexas aos casarões ou palácios. Segundo a escritora Clarice Mancuso, acredita-se que a fumaça do fogão à lenha e o calor incomodava seus nobres moradores, por isso eram isoladas da casa. As cozinhas tinham grandes dimensões para abrigar as bancadas de madeira ou pedra, fornalhas, fogões a lenha, chaminés e pendurais para utensílios.




Chaminé



Aqui no Brasil, o conceito da cozinha passou a mudar no período da abolição dos escravos, foi o momento que as senhoras esposas e senhoritas assumiram a cozinha. Suas características foram mudando para atender essas novas necessidades, no qual passou a estar mais próxima da casa.
Com a Revolução Industrial e a era Modernista do começo do século XX, muita coisa também mudou. Paralelamente ao Estilo Colonial Português e Neo-Clássico que prevalecia no Brasil, surgiu o Estilo Modernista de Oscar Niemeyer,  fora do Brasil o Le Corbusier, Mies Van de Rohe, Walter Groupis, entre outros. Os projetos preconizavam condições de habitação mais funcionais e idealistas. O ideal era traçar linhas retas, formas sóbrias e ambientes leves. Deram vida a habitações que dificilmente diferenciávamos de um ambiente comercial de hoje.





Contudo, a cozinha também ficou mais funcional e ganhou novos artefatos com o Estilo Moderno para acompanhar o ideal dos novos moradores e sua arquitetura. Foi o arquiteto Walter Gropius, que em meados de 1919 fundou a Bauhaus e muita coisa nova chegou.
 Bauhaus é uma escola alemã de formação de estudantes de arquitetura que atuou na renovação estética, com o objetivo de combinar o ensino artístico e técnico em um só lugar. Foi à fusão da formação artística com o artesanato industrial. A partir desta fase, a combinação design + função + arquitetura se difundiram para criação de projetos arquitetônicos planejados para receber seus mobiliários e utensílios.
Como podemos ver no Blog: http://bauhaus-belasartes.blogspot.com/, a nova concepção de desenho utiliza linhas sóbrias, aliadas a materiais como tubos de metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona, verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas. São usadas também cores básicas e o mínimo de elementos visuais. A configuração prático-funcional dos produtos industriais da Bauhaus baseava-se na teoria estética da redução das formas aos elementos básicos.










Nos anos 70, 80 e 90, muitas invenções trouxeram praticidade a cozinha, para receber estes novos utensílios foram necessários novos móveis e configurações. Temos um histórico registro de móveis e eletrodomésticos coloridos, com revestimentos de parede estampados e nos anos 70 já podemos ver os móveis planejados.






Imagino que naquela época era mais difícil cozinhar sem a grande quantidade de utensílios que temos hoje. Vamos combinar que, um processador de alimentos, máquina de café expresso, grill, microondas, entre outros, são imprescindíveis para o funcionamento da nossa cozinha hoje!








 Hoje nossas cozinhas as mesas convencionais estando dando lugar as bancadas e balcões. Isso ocorre devido à redução de tamanho das cozinhas dos apartamentos. As mesas de jantar estão na sala de jantar que também pode estar compartilhando o ambiente com a sala de estar. Também tem os casos de cozinhas americanas, que não é novidade. As residências de hoje, independente do seu tamanho, estão optando também por cozinhas super equipadas para atividades Gourmet, inclusive é possível observar como as varandas andam sendo ampliadas para receber mesas, churrasqueiras, fornos, etc.




Os materiais mais utilizados hoje são: laca, plástico, acrílico, silicone, fórmica, aço inox, pedras de granito, pedra de mármore, madeira de demilição, madeira certificada, mdf, bambu,  entre outros.


Fontes:
 
http://mariomarzagaoalfacinha.blogspot.com/2012/02/os-gostos-apimentados-de-d-joao-v.html
http://ultimaparada.wordpress.com/category/turquia/
http://abr-casa.com.br/35anos/materias/o_novo_status_da_cozinha.shtml#4
http://www.flickr.com/photos/french-disko/3709973651/sizes/z/in/photostream/ (foto Cozinha - Villa de Savoy)
http://www.flickr.com/photos/35144812@N07/4169969466/ (foto Cozinha - Villa Müller)

Tags:
Cozinha de palácios, cozinhas modernas, cozinhas antigas, kitchen, utensílios, modernist

Um comentário:

  1. Sou estudante de design de interiores e gostei bastante do seu conteúdo. Continue sempre espalhando conhecimento :)
    Abraços!

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe