quinta-feira, 17 de maio de 2012

13 exemplos de Abrigos e Casas feitos em Contêiner


Todos sabemos o quanto tem sido importante nos adequarmos a realidade do planeta, ele está saturado, portanto, o que temos que absorver é o hábito de reduzir o consumo e reciclar o material existente. Escolhi minunciosamente alguns exemplos construídos e projetos conceitos de habitação tendo como material construtivo o Contêiner. 


Como mostram as imagens acima, os portos do mundo estão carregados de contentores para transporte de cargas. Com muito tempo de uso, acredito que muitos contêineres perdem sua qualidade padrão para o transporte, porém, pode ser muito útil para nós em algum momento.
O que também justifica o uso do contêiner como abrigo, é seu baixo custo e rapidez na construção. Basta preparar a base e solo, uma boa fundação que em caso de terrenos planos não tem um custo alto, estruturar caso sejam abertos vãos de janela e porta ou removido alguns dos painéis que faceiam as laterais.
Bom, a seguir apresento alguns abrigos provisórios, moradias permanentes, prédios e escolas, com destaque no último exemplo, que partiu de uma idéia de meio sobrevivência a desastres naturais ou não. Primeiro salvou vidas, depois abrigou temporariamente uma família.
 
  
1 - Prototype R4House de Luis de Garrido - O projeto conceito ecológicamente correto, consiste em duas casas (ou uma casa e um apartamento) que apresentam uma taxa de consumo de energia de zero, devido a fontes de energia geotérmica e solar. O R4House (os quatro Rs são reutilizar, recuperar, reciclar e racionalizar) é composta de seis contêineres reciclados e outros materiais sustentáveis ​​e reciclados.



 
2 - Zigloo Domestique Shipping Container Home - Equilibrar a função industrial do contêiner com as exigências de conforto, não é uma tarefa fácil, mas o Designer Keith Dewey de Zigloo fez parecer natural. Ele decidiu não pintar o exterior como uma casa tradicional, mas sim deixá-lo a cor característica do contêiner. Ao redor da casa foi feito cercas de painéis de contêineres desconstruídos, dando um fluxo suave, mas industrial para toda a propriedade.

 



3 - Família Holyoke Cabin Container - Quando a casa da família começou a desmoronar e cair, dois irmãos no norte de Minnesota decidiram construir uma substituição por conta própria. Paul e Scott Stankey teve que levar em consideração o baixo orçamento e o clima extremamente frio. Depois de comprar dois contêineres antigos por US$ 800 cada, eles construíram o abrigo de contêiner. 




4 - Steel Studio Apartment, Costa Rica - Uma das melhores coisas sobre a arquitetura de contêiner é que ele é acessível a quase todos, não apenas aos designers de alto-conceito e arquitetos. Esta pequena casa é vendida na Costa Rica por cerca de US$15.000, talvez considerada um pouco cara para alguns, mas por possuir seu próprio teto na Costa Rica, parece bastante razoável.
 


 

5 - Container Ecopods Edifícios de transporte - Estas pequenas estruturas eco-friendly são projetadas para serem usadas como edifícios de uso temporária, tais como quartos de hóspedes ou escritórios domésticos. Mas é fácil imaginar usando-a como uma residência principal, contanto que você não se importa de viver em um espaço pequeno.




 6 - Espaço Casa & Escritório de Belgian design duo Sculp (IT) não é apenas funcional e bonito, é ambientalmente correto e estruturalmente interessante . Os contêineres foram empilhados em um pedaço estreito de terreno  (com menos de 8 metros de largura) para que o edifício seja essencialmente virado de lado. Cada nível é feito de um contêiner separado e cada contêiner contempla um propósito de uso: trabalho, jantar, relaxar e dormir. O deck na cobertura acrescenta um elemento importante ao ar livre para lazer.



7 - Moradia PFNC - Com 2 dormitórios para abrigar de 4 a 6 pessoas, a casa unifamiliar está atendendo os trabalhadores ao longo da fronteira México / EUA, com preços acessíveis, habitação, limpo e seguro. O déficit habitacional chocante na área fez com que muitos trabalhadores vivam em condições inseguras para os longos períodos.   




 8 - Casa de Construção Instantânea - O estudante Joshua Friedman ouviu falar sobre arquitetura recipiente e decidiu que ele poderia usar a idéia para ajudar as vítimas de desastres. Sua visão de usar contêineres como habitação provisória de rápida implantação para vítimas de desastres deu vida ao projeto. 
Na minha opinião, esta casa pode ser permanente desde que seja bem compartimentada e com saneamento básico.



9 - Centro de Agricultura Urbana - Em 2007, Arquitetos de Seattle criaram este projeto conceito. Os apartamentos e áreas verticais agrícolas  são acoplados em 22.000m² de jardins panorâmicos e esplanadas. Não há planos para construí-lo ainda, mas este projeto iria certamente trazer um pouco de natureza tão necessário em um ambiente urbano.


10 - Oslof Student Jordweg - Habitação Estudantíl, Amsterdam, continua na vanguarda do design de casa em contêiner. Este projeto habitacional estudantíl está sobre uma área anteriormente industrial. As 380 cabines deveriam estar no local por alguns anos, mas os moradores se adaptaram tão bem que a habitação se tornou permanente. 



11 - Container City, localizado no Trinity Buoy Wharf em Londres, é uma edificação em grande escala de contêineres. Mais de 80% do edifício é composto de materiais reciclados, tornando-se uma área de habitação ambientalmente correta.
 



12 - Escola Morpeth em Londres decidiu que era necessário mais espaço para suas salas de aula, eles foram no sentido da inovação com a nova construção moldada em contêineres de carga.





13 - Escola Secundária em Stratham, Londres, precisava de um complexo esportivo novo - e rápido. Resolveram construir um com contentores de carga, devido à sua flexibilidade, baixo custo, e velocidade de construção. Levou apenas três dias para erguer três dos quatro lados do edifício.


 

13 - Shipping Container Fire Shelter, Australia - Sob um grande incêndio australiano, de fevereiro de 2009, que veio a ser conhecido como Black Saturday, pelo menos 173 pessoas perderam suas vidas. Uma família em Clonbinane sobreviveu aos incêndios refugiando-se em seu abrigo de emergência feito de um contêiner embutido na terra perto de sua casa. O abrigo foi equipado com suprimentos em caso de emergência e era um lugar seguro para a família para aguardar o fogo baixar, e fica um exemplo de abrigo incrivelmente indestrutível.



Fonte: Weburbanist

Tags: contêiner, contentor, recipiente, ecologicamente correto, ambietalmente correto, meio ambiente, aço, abrigo provisório, casa temporaria, abrigo temporário, abrigo de emergencia, casa reciclada, sustentável, sustentabilidade, casa sustentável, arquitetura, moradia barata, moradia de baixo custo, portos, conceito sustentável, design verde, re-design ////, build, friendly, build-friendly, container, container, container, environmentally friendly, being environmentally correct, the environment, steel, temporary shelter, temporary house, temporary shelter, emergency shelter, home recycled, sustainable, sustainability, sustainable house, architecture, affordable housing, affordable housing, ports, concept development, envase, recipiente, envase, el medio ambiente, ser respetuosos del medio correcto, el medio ambiente, el acero, albergue temporal, casa temporal, refugio temporal, alojamiento de emergencia, donde se recicla, la sostenibilidad sostenible, casa sostenible, la arquitectura, la vivienda asequible, vivienda asequible, puertos, desarrollo de concepto, diseño verde, re-diseño, container, container, container, milieuvriendelijk, omdat het milieu correct, het milieu, staal, tijdelijk onderdak, tijdelijke huis, tijdelijk onderdak, noodopvang, thuis gerecycled, duurzaam, duurzaamheid, duurzaam huis, architectuur, betaalbare huisvesting, betaalbare huisvesting, poorten, conceptontwikkeling, groen design, コンテナ、コンテナ、コンテナ、環境にやさしい、環境に正しいこと、環境、鋼、一時的な避難所、仮設住宅、一時的な避難所、緊急避難所、家庭リサイクル、持続可能な、持続可能性、持続可能な住宅、建築、手頃な価格の住宅、手頃な価格の住宅、ポート、コンセプト開発、緑のデザイン、再設計, contenitore, contenitore, contenitore, ecologico, essendo ecologicamente corretta, l'ambiente, l'acciaio, alloggio temporaneo, casa temporanea, alloggi temporanei, alloggi di emergenza, a casa riciclati, sostenibile, sostenibilità, casa sostenibile, architettura, case popolari, alloggi a prezzi accessibili, porti, sviluppo concept, progettazione verde, контейнер, контейнер, контейнер, экологически чистый, являясь экологически правильный, окружающей среды, стали, временным жильем, временным домом, временное жилье, аварийное жилье, дома повторно, устойчивого, устойчивость, устойчивое дома, архитектура, доступное жилье, доступное жилье, портов, разработка концепции, зеленый дизайн, ре-дизайн

Um comentário:

  1. muito interessante. o melhor é o Container Ecopods Edifícios de transporte número 5.

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe