sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas para planejar um atelier

Os elementos primordiais que devem ser previstos no planejamento do seu Atelier: 



- Armários: como podemos ver nas fotos, muitos armários são antigos e requalificados para o novo uso, além de mobiliário planejado com compartimentos para gavetas e prateleiras.

- Bancada: a bancada é de onde surgem os experimentos, cortar, colar, desenhar e simular, o ideal é que tenha 0,75m do piso, mas vai depender da sua altura ou optar por bancadas altas e bancos.


- Cadeiras: sugiro cadeira com rodinhas para facilitar a mobilidade dentro do espaço, com encosto e que seja bem confortável ergonomicamente.

- Bancos: para o caso de fazer trabalhos próximos ao chão, optar por banquetas e para trabalhos em bancadas altas, compre um banco tipo de bar proporcional a altura dotampo, de modo que te ofereça segurança e conforto ao manusear suas ferramentas.



- Iluminação: utilizar o máximo possível de iluminação natural, para ter uma boa visibilidade no seu ambiente de trabalho, além de economizar energia. E para reforçar com a iluminação artificial, utilize luminárias com luz direta para mesa de trabalho, já no ambiente, utilize luminárias distribuídas para não gerar sombras sobre os trabalhos, pode interferir na qualidade final da sua arte, utilize sistema de iluminação de 500 a 750 lux, conforme ABNT.

- Nichos e caixas: reaproveite caixas de sapato, papelão para organizar os materiais, podem ser revestidos com tecidos, papel ou pintados.

- Anotações: tenha um caderno, folhas de sulfite, canetas, lápiz de cor e réguas sobre a mesa para anotar e esboçar todas as idéias, além de um mural para fixar fotos, moldes, idéias em geral.



- Parede, piso e teto: a parede e o piso precisam receber acabamentos que não se danifiquem com materiais abrasivos e que sejam facilmente limpantes, caso aconteça de cair tinta ou alguma ferramenta, inclusive pode acontecer de ter que arrastar algum objeto de trabalho.
 
- Área de lavagem: caso  trabalhe com material de pintura, tenha por perto um lavabo ou tanque.

- Pontos de energia: ter tomadas sobre a bancada para ligar instrumentos de trabalhos, além de algumas próximas ao chão a 0,30m e a 1,50m.

- Computador e TV: importante para pesquisas e consulta de manuais.

- Decoração: a decoração é feita do próprio material de trabalho, tecidos, fitas, lápiz, caixas organizadoras, e etc, decore de maneira que faça você se sentir no seu espaço, que lhe ofereça conforto, segurança, criatividade e traquilidade.



Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário. 

Obrigada pela visita,

Cibele

Fonte de imagens: designsponge, ikrunk, evanbecky, google images
Tags: decoração de um atelier, decoração, atelie, atelier, design de interiores, oficina de artesanato, atelier de artes, decorar, arquitetura, sala de costura, sala de artesanato, home-office /// decorating a studio decoration, studio, studio, interior design, craft workshop, studio arts, decorating, architecture, sewing room, craft room, home office, украшения студии декора, студия, студия, дизайн интерьера, ремесленной мастерской, студии искусств, отделочные работы, архитектура, швейная комната, комната ремесла, домашний офис, decoración de una decoración de estudio, estudio, estudio, diseño de interiores, taller de artesanía, estudio de las artes, la arquitectura de la decoración, sala de costura, sala de artesanía, oficina en casa, decorare una decorazione in studio, studio, studio, interior design, laboratorio artigianale, atelier arti, decorazione, architettura, sala cucito, sala mestiere, home office, 装修影楼装修,影楼,工作室,室内设计,工艺车间,工作室艺术,装饰,建筑,缝纫室,工艺室,家庭办公

2 comentários:

  1. Amei suas dicas! Já fiz muitas mudanças no meu Ateliê desde que comecei em 2010. Ainda tenho muita dificuldade em aproveitar meu espaço, vou analisar suas dicas e ver se consigo melhorar meu espaço. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika... seja bem-vinda ao blog, fico muita grata pela visita e principalmente por ter gostado da publicação!
    Tb estou tentando montar o meu atelier, minhas coisas ficam espalhadas, algumas dentro de caixas e outras em sacolas, afinal, não dá pra deixar a baguncinha exposta, me incomoda. O ruim é que fica difícil de encontrar certas coisas ou ferramentas que precisamos naquele momento de inspiração... as vezes penso num certo retalho e cadê???? rs acho que não acontece somente comigo.

    Assim que eu montar o meu atelier, mostro para vc's no blog.

    Bjs,

    Cibele

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe