quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ovos / Egg Fabergé - um sonho de consumo dos admiradores de artes decorativas

Vocês viram o Doodle do Google de hoje?  
Hoje se comemora o 166º Aniversário de Peter Carl Fabergé (1846 - 1920), um Russo de origem Francesa que se estabeleceu em S. Petersburgo em 1870. Ele tem uma bela história que se reflete em artes produzidas até os dias atuais.
 

Com o seu esplendoroso trabalho de joalheiro e designer de jóias, criou belíssimas peças em formato de ovos que são lembradas e copiadas até hoje, assim como foram encamendadas no século IXX pela família imperial russa e à nobreza. Os ovos eram de grande valor e considerados presentes finos.  
 
1º  Ovo de Ouro by Peter Fabergé - 1885
Fabergé aperfeiçoou sua técnica e chegou  a ter um atelier com mais de 500 assistentes, todos artesãos joalheiros, lapidadores, esmaltadores, desenhistas e outros, o próprio desenhava boa parte dos objetos que produzia, entre os quais os famosos ovos de Páscoa que Alexandre III da Rússia encomendava, anualmente, para presentear Czarina.

Ovo Cockerell Egg com 20.30cm de 1900
Os ovos de Páscoa eram feitos de pedras e metais preciosos que se abriam, revelando sempre uma surpresa. Para se ter uma noção da valia, este ovo Cockerell foi feito de ouro de várias cores, esmalte violeta translúcido, verde, branco opáco, diamantes, rubís, pérolas e a estátua do galo em ouro. 


Ovo Caucasus Egg com 9.20cm de 1893

Que luxo ter uma peça dessa como objeto de decoração! Gente, é para poucos ter um ovo original, são peças de colecionadores de arte. Esta imagem acima mostra o ovo Caucasus, que foi confeccionado em ouro de várias cores, prata, esmalte translúcido rubí, diamante, platina, pérola, cristal de rocha e uma belíssima pintura em aquarela sobre marfim. De deixar o queixo caído, não é?


Gatchina Palace Egg com 12.7cm de 1901

Acredito que pela riqueza dos detalhes das pinturas e lapidações, não devia ser uma tarefa fácil considerando a delicadeza de cada peça. Para as pinturas, utilizou a técnica do Plique-à-jour que em francês se chama " deixar a luz do dia ou passar", é um esmalte vítreo aplicado sobre pequenas células estruturadas de forma a não deixar a tinta chegar ao fundo ou base, criando um aspecto de vitral. Outra técnica de pintura utilizada é o Cloisonné feito também com esmalte vítreo em baixo relevo de pedras e metais. São técnicas que merece um post dedicado.

Trans-Siberian Railway Egg com 26cm de 1900


Que trabalho magnífico!
Se analisarmos a fundo a dificuldade para fazer cada detalhe e o valor de cada metal e pedra, com um design único de uma época, essa é uma verdadeira preciosidade da arte! Por isso que foi incluída como tesouro perseguido em um dos filmes de James Bond - 007.

Sarah Fabergé - Produziu seus projetos de ovos exclusivos e originais Fabergé
 Então nos perguntamos, com tanto prestígio e luxo, que fim deu a Fabergé?  O atelier fechou as portas com a Revolução Russa, sem muita opção, pois na ocasião os objetos de luxo foram abolidos. A marca foi vendida tempos depois para produção de jóias e acessórios, mas o Design dos Ovos continuam sendo retratados por uma das herdeiras, a Sarah Fabergé, que usou a mesma técnica de seu bisavó, mas com projetos novos para alegria dos adoradores da arte. Há algum tempo, os ovos foram catalogadas por Vivian Alexander, que teve acesso a várias peças originais e foram feitas réplicas.

  

Réplicas produzidas por Vivian Alexander





Na atualidade são produzidas e comercializadas réplicas das peças de Fabergé pela marca Vivian Alexander, os preços são bem acessíveis! Quem gosta, pode ter um para decorar sua casa. 



Projetos exclusivos de Vivian Alexander, utilizando a técnica de Fabergé

Vivian Alexander utilizou a técnica adquirida na produção das réplicas para produzir peças próprias, inclusive as lindas bolsas de ovo. Que chic!
Para quem gostou e tem interesse em ter uma peça inspirada em um verdadeiro Fabergé, segue a dica neste site: http://www.vivianalexander.com.


Projetos exclusivos de Vivian Alexander, utilizando a técnica de Fabergé


Quanta coisa eu descobri hoje, espero também ter contribuído bastante com vocês!












Fontes: Dicionário de Artes Decorativa e http://www.vivianalexander.com, http://www.mieks.com/faberge, http://en.wikipedia.org/wiki/Faberg, http://faberge.com.

Tags.:  ovos de páscoa, ovos decorativos, decoração, decoração em metal, decoração com pedras preciosas, bolsa ovo, pintura aquarela, império russo, arte imperial russa, artesanato, século 19, século IXX, plique-à-jour, Cloisonné, cultura, fabergé, /// Easter eggs, eggs, decorative, decoration, decorative metal, decorated with precious stones, egg bag, watercolor painting, Russian Empire, Russian imperial art, crafts, 19th century, IXX century, flap-à-jour, Cloisonné, culture, Faberge, uova di Pasqua, uova, decorativi, decorazione, decorativo, in metallo decorato con pietre preziose, borsa uovo, pittura ad acquerello, Impero russo, russo imperiale arte, artigianato, del 19 ° secolo, IXX secolo, flap-à-jour, Cloisonné, cultura, Fabergé, Paas eieren, eieren, decoratief, decoratie, decoratief metalen, versierd met edelstenen, ei zak, aquarel schilderen, Russische Rijk, Russische keizerlijke kunst, kunstnijverheid, 19de eeuw, IXX eeuw, flap-à-jour, Cloisonne, cultuur, Faberge, Пасхальные яйца, яйца, декоративные, украшения, декоративные металла, украшенные драгоценными камнями, яйцо мешок, акварель, русская империя, русская имперская искусства, ремесла, 19-го века, IXX века, клапан-à-Жур, перегородчатой​​, культуры, Фаберже, Los huevos de Pascua, huevos, decoración, decoración, decorativo, de metal decorada con piedras preciosas, una bolsa de huevo, pintura a la acuarela, Imperio Ruso, Ruso arte imperial, la artesanía, siglo 19, siglo IXX, solapa-à-jour, cloisonné, la cultura, Ostereier, Eier, dekorativ, Dekoration, dekorative Metall, mit Edelsteinen, Ei Tasche, Aquarellmalerei, Russisches Reich, Russisch kaiserliche Kunst, Handwerk, 19. Jahrhundert, IXX Jahrhundert, Klappe-à-jour, Cloisonné, Kultur, Faberge dekoriert, ovos de ouro, Eier aus Gold, eggs of gold, los huevos de oro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe