quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de junho é o dia de Santo Antônio - vamos conhecer um pouco sobre sua história?

Gente, independente de religião, temos que lembrar com muito carinho da passagem de pessoas abençoadas, que dedicaram sua vida para pregar a palavra de Deus e propagar o bem.
Hoje, dia 13 de junho, meu aniversário e Dia do Santo Antônio, de Pádua, de Lisboa e do Mundo. Em homenagem ao Santo, vamos conhecer um pouco da sua história e, no próximo post, vou mostrar algumas imagens de ambientes inspiradores com decoração etnica religiosa.

Artesanato - Santo Antônio
 
Antônio foi um Monge português, nascido em Lisboa no ano de 1195 e foi educado de acordo com os conceitos cristãos por sua família. Seu nome significa: "o que não tem preço; o lutador". Estudou os preceitos de Santo Agostinho em Coimbra, tornando-se frei em 1210.



Artesanato Brasileiro - Caricatura de Santo Antônio
Imagens de Santo Antônio na representação Africana
Pintura em azulejo - imagem de Santo Antônio

Não há evidência em sua história que dê referência a sua fama de ser "bom casamenteiro”, mas abençoava e ajudava os recém-casados. Segundo a história, o que realmente acontecia era que Antônio pedia alimentos aos mais ricos da região para ajudar a vida do novo casal.

Padroados:
- Mulheres estéreis
- Grávidas
- Viajantes
- Solteiros buscarem namorados (difundida a partir do século XVIII)

Protege:
- Os namorados
- A família
- Quem está prestes a perder a propriedade (ou o patrimônio)
- Contra pessoas que tomam emprestado sem permissão


No site Jornal do Brasil encontrei este trecho sobre um dito do Padre Antônio Vieira,  que diz: “Se Santo Antônio era a luz do mundo, como não haveria de sair da sua pátria? Saiu como luz do mundo e saiu como português. Por isso, nos deu Deus tão pouca terra para o nascimento e tantas para a sepultura. Para nascer –Portugal; para morrer, o mundo”.
(Santo Antonio de Lisboa, de Coimbra, de Pádua e de todo o mundo, José da Silva Martins, Editor Martin Claret, São Paulo, 1983, orelha final do livro).


Simpatias e Costumes - Santo Antônio

O dia da sua festividade é 13 de junho, quando os fiéis assistem a missa e esperam pelo pão bento que, segundo a tradição, deve ser colocado junto aos mantimentos, para nunca faltar alimentos no lar. 

Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo ou coloca-lo dentro da geladeira.

A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez. 

Bom, gente, são superstições e crenças que cada um tem a sua, as vezes vale pena tentar, não é?

 ___________________________________________________________________________________________

Veja postagens relacionadas:

 ___________________________________________________________________________________________




Fonte: presente no nome da imagem - salve como / http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/06/13/santo-antonio-de-lisboa-e-de-padua/ http://www.terra.com.br/esoterico/monica/colunas/2007/05/29/002.htm / http://www.rosamarc.com.br/santonio/simpatia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe