quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pratos decorativos na parede - estão de volta acompanhados de uma antiga tradição, ornamentação!

Os pratos estão sobre a mesa e também na parede, com um fator mais nobre e voltando com uma antiga tradição, ornamentação!

Com seu aspecto delicado e ornamental, a porcelana pintada a mão é um verdadeiro luxo da arte antiga. Seu valor se dá também pela dificuldade de pintar cada peça e seus detalhes, que um erro é fatal, estraga todo trabalho, mas o resultado é singular. 

Atualmente não encontramos em qualquer esquina artesãs especializadas em pinturas de porcelanas e cerâmicas, pois a tradição antiga foi perdendo seu espaço para as peças industrializadas, isto é, tudo que é gerado em grande escala sai mais barato para o consumidor, mas ainda há quem admire muito essa linda arte feita a mão.

Hoje vamos conhecer exemplos de decoração compostas com pratos ornamentais, sejam eles os mais tradicionais de porcelana pintada a mão, com design e estampa contemporânea, com material de cerâmica, plástico e porcelana, além daqueles inventados que sobram do jogo de jantar antigo ou vindos de lembranças de turismo. 

Se inspire e faça a sua versão.


Delicado, feminino e romântico. Pratos decorados com estampas mais sutis, claras e sobre um fundo sóbrio. Combina com estilo clássico, campestre, rústico e provençal.



 




Os contemporâneos também tem vez quando o assunto é prato na parede, com pinturas de motivos abstratos, étnicos e cores fortes constrastando com a decoração.
Sabe aquele móvel antigo que você quer faz tempo? Jogue uma tinta nele e faça um arranjo assimétrico colocando pratos contemporâneos na parede, vai ficar descolado.





Também contemporâneos e modernos, os pratos monocromáticos se destacam ainda mais com um fundo color ou em uma combinação nada cansativa com objetos coloridos.






Outra variação monocromática são os pratos brancos que são expostos para mostrar a riqueza de seu traçado, gera um cortono evidenciando sua forma sobre a parede escura. 



Os pratos de estilo português também são bonitos, sua pintura em azul sobre o fundo branco e com temas florais e geométricos, aqueles vistos nos azulejos. Assim como os pratos delicados pintados a mão, estes também combinam com ambientes estilo clássicos, campestres e provençal.




O fundo é muito importante, só depende do que quer colocar em primeiro plano, os pratos ou outros detalhes da decoração? Capriche no fundo, ele podem valorizar a pintura do seu prato. Exceto as rústica, é importante que a parede esteja bem lisa e acaba, pois será um ponto de destaque. A iluminação é um fator importante para qualquer decoração, se quer que sua obra de arte apareça, ilumine-a.






É possível fixar um jogo de jantar completo na parede, uma coleção de pratos, píres e travessas, coleção de pratos de lembranças de turismo. Faça seu arranjo.




Referências:
Imagens: vide nome do arquivo da imagem


 ___________________________________________________________________________________________
Veja postagens relacionadas:

 
Quer repaginar um ambiente da sua casa? Bem Arranjado abre espaço para te ajudar nestas questões! 


 ___________________________________________________________________________________________


Um comentário:

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe