quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - 15.12.1907 - 05.12.2012 - Nos deixou uma valiosa herança construída

"A vida é um sopro."
Oscar Niemeyer

Oscar aproveitou cada momento de sua vida para idealizar, criar e revolucionar. Com uma fome de viver, disse que arquitetura não é mais importante que a vida. Acredito que ele esteja certo. Mas diria que sua arquitetura também encheu nossos olhos de beleza, esta que faz bem para nossa vida.
Como um artista nato, ele eternizou sua passagem por aqui, com muita suavidade, sutileza e beleza nos traços. Seu conjunto de obras arquitetônica-artísticas contará sua história pessoal e profissional, que se fundem e se confundem com do Brasil Moderno,  Político e Sociológico, o Brasil do séc. 20 e da Revolução Arquitetônica Mundial. Ele esteve ao lado dos grandes modernistas do começo do século passado, que tiveram sua base arquitetônica desenvolvida no concreto armado, com grandes vãos, grandes aberturas e muitos pilotis, como Le Corbusier, Mies Van Der Rohe, Frank Londres Wright, entre outros, mas Niemeyer foi além disso, pois ele buscou curvas e novas formas antes não  vistas. Todas suas obras tem um caráter arquitetônico único, com a proposta de passar uma mensagem, como por exemplo o Memorial da América Latina que sustenta uma construção sobre uma ponte, que dá sentido a união de países latino americanos. Minas tem a Igreja da Pampulha com as montanhas de Minas Gerais e em Brasilia a Catedral de Brasilia que sugere duas mãos em oração. Poderia passar o dia exemplificando suas obras de artes. Ele construiu um novo parâmetro arquitetônico, isso o torno um gênio.
Ó Oscar, grande herança nos deixou, quanto riqueza que nos orgulha e nos torna mais ricos por nos deixar um patrimônio único e belo. Vamos todos preservar e guardar com carinho estes bens que Oscar nos presenteou. Obrigada por passar por aqui, Oscar.




"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito."
Oscar Niemeyer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe