sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Up light" - Iluminação ornamental com efeitos ilusórios que nos favorecem

Para quem deseja planejar um ambiente sofisticado, confortável e que possue interferências de estruturas ou de super ou subdimensionamento, podemos usar uma importante ferramenta do Design de Interiores, "A Iluminação". 

Hoje a inspiração vem de baixo, com um banho de luz que causa um efeito balizador para orientar e dar movimento para a circulação de pessoas, efeito de destaque de objeto que prende o olhar e cria um ponto focal e um efeito ampliador de ambientes pequenos. 

Com técnica e bom gosto o ambiente ganha uma atmosfera sofisticada, tratando individualmente cada detalhe de cada ambiente.



Este banheiro foi tratado com espelho e luz no piso, que ilumina de baixo para cima e tem como missão ampliar a área estreita entre o vaso sanitário e os nichos. 

Este paisagismo está destacado com os spots que evidenciam a planta, debaixo para cima, de modo a deixá-la maior do que realmente é e prende o olhar. Por mais que o concreto predomine fisicamente, a planta que entra em destaque para quebrar a frieza da atmosfera.


Temos um ambiente valorizado pela amplitude vertical. As linhas e faixas verticais em conjunto com a iluminação nos dão a sensação de um pé-direito alto.

Nesta situação temos um ambiente com três áreas integradas, a cozinha, a sala e a escada de acesso como plano de fundo. Os volumes demarcam as áreas, mas temos um exemplo prático da demarcação de ambiente pela iluminação. Cada ambiente tem sua iluminação, a escada balizada com luz de piso, com efeito de subir o olhar e orientar os passos. A cozinha tem sua iluminação marcada sobre a área de preparo separadamente da área de consumo. A sala está banhada por luz natural e luz difusa.


Não temos a imagem completa da parede desta loja, mas o fotógrafo da ênfase ao revestimento de madeira iluminado por spots no piso. Este efeito preencheu a parede vazia sem mesmo fixar uma prateleira.



Este conjunto de iluminação aplicado em uma área de circulação deu vida ao ambiente que geralmente é usado somente para as pessoas acessarem outros ambientes e passa despercebido. Um painel de madeira com relevos banhados por luz, com os spots instalados no forro apontam para o console e cria uma sensação de que há uma entrada para um ambiente, quebrando a linearidade do corredor. Na parede oposta foram instalados balizadores no rodapé para orientar o passante e ao fundo do corredor um conjunto de spots faz flutuar um painel em gesso.


Como o exemplo acima, se trata de um corredor que foi tratado com uma quebra da linearidade, que visa dar a sensação de um corredor mais curto. O tapete com listras opostas ao comprimento do corredor também atua a favorecer a diminuição da distância do corredor. A luz das arandelas apontadas para o teto favorece a amplidão do pé-direito. 


Mais um exemplo de corredor que tem uma iluminação que empurra a parede oposta a outra, deixando a sensação de que o ambiente de passagem não fique estrangulado. O Tapete também segura o prolongamento da distância, como forma de ilusão, temos a impressão que as linhas horizontais achatam o corredor.




 Fonte de imagens: Site Video Ware, Site Estadão de SP, Sire Duetto Arquitetura e Interiores e fotos de divulgação captadas no google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook!

Curtiu? Compartilhe